Maio 2024
4 vantagens que vais sentir no mercado de trabalho

São várias as razões que levam um estudante a optar pelo ensino profissional e, hoje, este não é uma opção apenas para os alunos com percursos escolares difíceis, mas também para todos os que acham importante estudar para ter uma profissão.

Seja qual for o tipo de aluno, a escolha do ensino profissional permite uma entrada mais simples no mercado de trabalho e na vida adulta. Acabar o ensino secundário possibilita que os alunos estejam preparados para uma profissão específica e permite também, para os que quiserem, prosseguirem os seus estudos.

Os alunos dos cursos profissionais são cada vez mais procurados pelas grandes empresas. Isto mostra o quanto este tipo de ensino especializado pode revelar-se uma aposta de futuro para os nossos jovens.

Neste artigo, mostramos quatro vantagens que só um aluno do ensino profissional sentirá no mercado de trabalho.

Aptidão para a profissão

Os cursos profissionais têm uma componente teórica e prática, mas esta última tem um impacto significativo, já que permite o contacto direto com o mercado de trabalho. Isto é possível graças aos estágios e formação em contexto de trabalho. Ou seja, quando os alunos terminam o curso estão totalmente aptos para ingressar no mercado de trabalho.

Preparação para o mercado de trabalho

As escolas profissionais mostram que ter um emprego não é apenas acordar e ir trabalhar. Também é preciso ter competências sociais, respeitar regras e horários, entre muitas outras responsabilidades.

Ao contrário do que acontece com o ensino regular, a prática e a formação em contexto de trabalho permitem ao jovem ter uma adaptação mais simplificada.

Na verdade, as escolas profissionais abrem os cursos consoante as necessidades reais do setor onde estão inseridos, facilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho, garantindo taxas de empregabilidade acima dos 70%.

Aliar a teoria à prática para brilhar

Os jovens que optam pelo ensino profissional são alvo de um supervisionamento muito próximo de todos os professores, sentindo que o ensino é muito mais real. Isto porque os próprios docentes estão inseridos no mercado de trabalho. Além disso, este acompanhamento não termina com a conclusão do curso. Os alunos sentem que os seus professores os acompanham, ao longo do seu percurso profissional, apoiando e facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Sabendo que o mundo real é cada vez mais competitivo, e tendo em conta que grande parte da formação do ensino profissional é feita em contexto de trabalho, não haverá profissional mais qualificado ou capaz de responder eficazmente aos desafios que o futuro traz às empresas e à economia.

Alunos com dupla certificação

Os alunos do ensino profissional terminam o 12.º ano com uma dupla certificação. Estes recebem o diploma do ensino secundário e uma certificação profissional, o equivalente ao Nível IV do Quadro Europeu de Qualificações (o ensino regular confere o nível III).

Além disso, os alunos dos cursos profissionais também pode prosseguir os estudos para o ensino superior, sem precisarem de fazer os exames nacionais.

Tens dúvidas? Fala connosco

Tens dúvidas sobre as saídas profissionais dos cursos? Garantimos-te que estes te vão ajudar a abrir portas diretamente para uma carreira de futuro, dando-te as ferramentas necessárias para o mercado de trabalho.

Se quiseres falar com alguém da nossa equipa ou tirar alguma dúvida, basta entrares em contacto e pedir mais informações. Também podes enviar-nos um e-mail para o seguinte endereço eletrónico: secretaria@epcjc.net.

 

Lê também:

5 factos sobre o ensino profissional

O ensino profissional como via para a faculdade

Cursos profissionais abrem portas para uma carreira de futuro

relacionados

Ouves? É o mundo
a falar contigo.

4 vantagens que vais sentir no mercado de trabalho

Partilha este artigo: