Maio 2024
O ensino profissional como via para a faculdade

A escolha de um curso profissional não significa um caminho que termina ao fim de três anos. As oportunidades, para quem opta por seguir a via profissional, são as mesmas para os que apostam num curso científico-humanístico, por exemplo.

É possível escolheres um curso profissional e prosseguires os estudos? Sim, é possível e há mais: sabias que não tens que fazer exames nacionais?

Para entenderes melhor como tudo isto funciona, temos que falar-te de legislação, mas não te preocupes. Vamos explicar-te de forma simples como tudo funciona. Verás que, no final, vais descobrir vantagens que ainda não conhecias.

O ensino profissional é uma via de acesso ao ensino superior?

O Decreto-Lei n.º 11 de 2 de Abril de 2020 veio introduzir um concurso especial de acesso ao ensino superior, para os estudantes provenientes das vias profissionalizantes do nível secundário.

Isto significa que as instituições de ensino superior, universitárias e politécnicas podem disponibilizar uma nova via de ingresso, nas licenciaturas e mestrados integrados, a todos os que estudaram em cursos profissionais.

Em suma, este decreto cria concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

O objetivo é reduzir as desigualdades que ainda existem entre estudantes do ensino profissional e do regular e, por outro lado, aumentar o número de estudantes profissionais a frequentar a faculdade.

Mas como funciona este concurso?

Se num curso profissional a vertente prática e de formação em contexto de trabalho têm um impacto tão grande, como conseguiriam os alunos do profissional prepararem-se para os exames nacionais? Na verdade, os exames eram grandes barreiras para quem escolhia a via profissionalizante. Por isso, este Decreto-Lei veio mudar como as coisas funcionam.

Vamos por partes:

  1. “Aos estudantes das vias profissionalizantes serão exigidos os resultados das respetivas provas finais, avaliações que fazem parte do seu currículo.” Isto significa que terminar os três anos de curso e os resultados das provas finais contarão neste processo;
  2. Além da conclusão do nível secundário e da aprovação das respetivas provas finais, a lei prevê que os estudantes realizem provas nas próprias instituições de ensino superior às quais se candidatam. Estas irão depender do curso que escolheres. Neste ponto, importa também saberes que, se quiseres candidatar-te ao ensino superior, tens de fazer apenas uma prova de acesso por região.

Quem define o número de vagas disponíveis para os alunos da via profissional são as próprias instituições de ensino superior, dentro dos limites fixados pelo Governo.

Aproveita também para conheceres os CTeSP, que significa Curso Técnico Superior Profissional. Este confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, nas áreas de formação que ministra. Também podes escolher esta via depois do teu curso profissional. Sabe mais sobre esta opção aqui.

O que realmente importa saberes

Além da conclusão bem sucedida dos três anos do teu curso profissional, terás de fazer provas nas instituições de ensino superior às quais te vais candidatar. Isto quer dizer que não terás de realizar os tradicionais “exames nacionais do 12.º ano”.
Ainda assim, fixa os três critérios principais* de avaliação dos alunos do ensino profissional:

  1. Classificação final do curso;
  2. Classificação das provas finais do curso;
  3. Classificação da prova de cada instituição de ensino superior.
    *deves consultar sempre a lista completa de critérios, disponibilizada pelas instituições de ensino superior, para que não tenhas dúvidas

Posso concorrer a qualquer faculdade?

Não. A adesão das instituições a esta modalidade de ingresso é voluntária e, como tal, são as universidades e politécnicos que decidem abrir ou não vagas para este canal de acesso. Desta forma, quando pensares em prosseguir estudos, é muito importante saber quais são as faculdades que fazem parte do grupo que aderiu a esta nova forma de ingresso ao ensino superior.

Para já, se estás a terminar o 9.º ano e tinhas dúvidas quanto às saídas dos cursos profissionais, esperemos que este texto te tenha ajudado a perceber que, mesmo que escolhas a nossa escola profissional, podes continuar a estudar.

Tens dúvidas? Fala connosco

Se tens dúvidas quanto aos cursos que podes escolher, conhece os quatro cursos profissionais que podem abrir-te portas diretamente para uma carreira de futuro.

Se quiseres falar com alguém da nossa equipa ou tirar alguma dúvida, basta entrares em contacto e pedir mais informações ou envia-nos. Também podes enviar-nos um e-mail para o seguinte endereço eletrónico: secretaria@epcjc.net.

 

Lê também:

5 factos sobre o ensino profissional

4 vantagens que vais sentir no mercado de trabalho

Cursos profissionais abrem portas para uma carreira de futuro

relacionados

Ouves? É o mundo
a falar contigo.

O ensino profissional como via para a faculdade

Partilha este artigo: